A reciclagem de garrafas PET, além de todos os benefícios sociais, ambientais e econômicos já conhecidos, contribui sobremaneira para o desenvolvimento sustentável, destacando-se como uma excelente opção de material para diversos setores da indústria de transformação, em especial a de calçados e a têxtil.
Essa última tomou como base as regras determinadas pelo próprio mercado: a da oferta e da demanda; criando e desenvolvendo aplicações para a matéria-prima resultante do processo de reciclagem das garrafas usadas. A indústria do PET determinou uma forte procura pela sucata destes materiais recicláveis.
Falando de Brasil, um sem número de cooperativas e catadores individuais de materiais para reciclagem surge, permitindo que a reciclagem do PET aconteça em maior evidência, fazendo da indústria têxtil a líder na utilização do fios obtidos do PET reciclado.
Os resíduos originados pelo descarte das garrafas PET trazem, ao final do processo de reciclagem, uma fonte de renda bem interessante para toda a cadeia, desde os catadores de garrafas pet até às indústrias de materiais recicláveis, bem como as lojas de varejo que comercializam os artesanatos e produtos ecologicamente corretos, com base na sustentabilidade.
APLICAÇÕES PARA O PET RECICLADO
O PET reciclado pode compor como principal matéria-prima na criação de produtos de materiais plásticos recicláveis, conforme a sua fabricação original e produto final.
Vários setores da economia se beneficiam dos insumos provenientes da reciclagem de garrafas PET, gerando, além dos postos de trabalho, emprego e renda, uma gama de produtos, que se seguem abaixo:
- Mantas, Edredons, Moletons, forros e enchimentos.
- Vestuário, acessórios e cabides
- Embalagens de produtos de limpeza e de alimentos.
- As cordas do varal e as vassouras.
- Réguas, relógios, porta lápis e canetas
- Caixas d’água, tubos e conexões, torneiras, piscinas, telhas.
- Mármore sintético, usado para produção de bancadas e pias.
- Indústria química de tintas e vernizes
- Indústria de Automóveis e Caminhões
- Para-choques, forração do teto, tampas de bagageiro.
- Elementos termo-acústicos, partes da cabine e elementos aerodinâmicos.
- Placas indicativas de direção, luminosos, sinalização horizontal. Displays e indicadores.
- Banco de ônibus, trens e metrô, carenagem interna do metrô.
- Bolas, chuteiras, bancos dos estádios.
- Uniforme dos jogadores, as redes do gol.
- O gramado tem sistemas para drenagem da água da chuva que usa uma manta 100% PET reciclado.